Dicas importantes para Conduzir em Portugal


Informações Gerais

Em Portugal, uma estrada de quatro faixas, chama-se "auto estrada", a auto estrada A1 com uma distância de à volta dos 320 Km entre as cidades de Lisboa e a cidade do Porto. Auto estradas com duas faixas ligam o resto do país. Conduzir em  Portugal é simples e fácil, se conduzir em auto estradas, já dentro da cidade do Porto ou de Lisboa a situação é diferente, irá necessitar de alguma calma e humor. Em Portugal, no seu geral, todas as estradas estão bem sinalizadas e as vias estão em bom estado de conservação, sobretudo as auto-estradas. O aluguer de um carro é a melhor opção, pois fica mais prático e fácil viajar pelo país e conhecer novos locais.

Requisitos

Para alugar um carro em Portugal, o condutor deve ter no mínimo 21 anos de idade e ser portador de um Título de Condução, Válido e emitido à pelo menos 2 anos  e não ter irregularidades graves na mesma, ter consigo os seus documentos de identificação pessoais e um valor para realizar o pagamento da caução/franquia.

Limites de velocidade

Os limites de velocidade em Portugal são:

  • Zonas Urbanas: 50 km /h
  • Estradas nacionais: 90 km/h
  • Vias Reservadas: 100 km/h
  • Auto-estradas: 120 km/h

Cuidados no Trânsito

Em Portugal conduz-se pelo lado direito da faixa e ultrapassa-se pelo lado esquerdo. Esteja ciente que o uso de telemóvel durante a condução é proibido. As multas por beber e conduzir  por alta velocidade são extremamente elevadas. Também deverá ter atenção aos cintos de segurança, que são obrigatórios para o condutor e todos os passageiros. Crianças com até 12 anos de idade ou com altura de até 150cm devem viajar em cadeirinhas apropriadas para sua idade e peso.

Postos de combustíveis

Nas principais cidades, o horário de funcionamento dos postos é de 07:00 às 22:00 h. Postos ao longo das auto-estradas ficam abertos normalmente 24 horas por dia.

Portagens

Em Portugal todas as auto-estradas são portajadas, O valor é fixo por km percorrido, e depende também da categoria do veículo. Os pagamentos são efetuados através de dinheiro, cartão de débito/crédito, emissão de talão para posterior pagamento ou através do sistema Via Verde. Ter em atenção às estradas SCUT, onde o pagamento é efectuado depois da passagem, informa-se no balcão no momento do levantamento do veículo.

Estacionamentos

Em muitas cidades em Portugal, existem as zonas de estacionamento. Mas ter em atenção que muitos são pagos, e o não pagamento levará ao pagamento de multas ou bloqueio do veículo.